sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Brincar e Aprender -Atividades em família


Estimule o desenvolvimento do seu filho de 0 a 3 meses com estas atividades divertidas:

Boca Musical
Fazer música na sua própria boca! O seu bebê adora ouvir uma variedade de sons, e a boca dos pais é o instrumento necessário para fazer uma sinfonia perfeita!
Materiais:
A sua boca, língua, dentes e lábios
Objetivos:
Discriminação auditiva
Imitação de sons e desenvolvimento linguístico
Localização de sons

1. Sente o bebê ao seu colo, de frente para si, de forma a que ele veja bem a sua cara e comece a fazer sons com a sua boca, como
* Beijinhos
* Estalidos com a língua
* Fazer sons enquando mostra a sua língua
* Imitar um motor com os lábios
* Rosnar, dar guinchinhos, zumbir
* Assobiar, cantar, murmurar
* Sons de animais, como: pato, cão, gato, cavalo, vaca, porco, galinha, galo, macaco, cobra, pássaro, burro ou lobo


Rebolar *
O bebê precisa de meses para ganhar completo controlo dos movimentos do seu corpo, mas os pais podem ajudá-lo durante as primeiras semanas com a brincadeira do "Rebolar". Cerca dos 4 aos 6 meses, o bebê já domina o rebolar!

Materiais:
-Cobertor macio ou toalha
-Superfície macia e plana

Objetivos:
Sentido de direcção
Locomoção
Controlo motor

1. Coloque um cobertor macio ou uma toalha na superfície plana e macia.
2. Deite o bebê no cobertor, de barriga para cima.
3. Pegue numa das pontas do cobertor e devagar levante-a, fazendo com que o bebê se incline ligeiramente para o lado.
4. Continue a fazer o bebê rolar, falando com ele ao mesmo tempo, e usando uma mão para o apoiar enquanto se vira.
5. Quando o bebê se virar para lado, mostre-lhe como está contente com ele.
6. Repita até o bebé se cansar de brincar.

Onde Está?
Como o bebê é novo neste mundo, ele passa a maior parte do tempo a explorar o que o rodeia. Ajude-o a brincar ao "Onde Está?"

Materiais:
Brinquedos macios e coloridos
Cobertor, toalha ou pano
Antecipação de eventos
Capacidades cognitivas/de pensamento
Permanência dos objetos e estabilidade

1. Reúna vários brinquedos coloridos e macios, e coloque-os num local onde o bebé não os veja.
2. Sente o bebé de forma confortável na sua cadeirinha e sente-se à frente dele.
3. Pegue num brinquedo e mostre-o ao bebé. Segure o brinquedo perto da sua cara e fale para o bebé, para captar a sua atenção.
4. Quando o bebé estiver a olhar, cubra o brinquedo com um pano.
5. Pergunte ao bebé: “Onde está?"
6. Espere alguns segundos, e depois destape o brinquedo e alegremente diga: “Está aqui!"
7. Repita esta brincadeira com brinquedos diferentes.


Massagem no Bebê
O bebê começa a responder ao tato imediatamente após o nascimento. O primeiro sinal de boas-vindas que o bebê recebe é um reconforto tátil do toque da mãe quando lhe pega ao colo. Dê ao bebê uma massagem para que ele se delicie com o toque das suas mãos.


Materiais:
Cobertor ou toalha
Loção de bebê
Consciência corporal
Enriquecimento do sentido do tato
Interação social

1. Coloque um cobertor ou uma toalha sobre um tapete macio.
2. Coloque o bebê, nu, sobre o cobertor, de barriga para baixo.
3. Deite um pouco de loção de bebê na sua mão e esfregue as mãos para aquecer ligeiramente o creme.
4. Gentilmente, massage o bebê do pescoço para os ombros, dos ombros para as mãos, do pescoço pelas costas até as nádegas, das pernas para os pés. Toque no bebê com suavidade, com movimentos nem demasiado firmes nem demasiado leves.
5. Vire o bebê de barriga para cima, e repita a massagem com mais loção.

Ao realizar estas atividades estará a incentivar o desenvolvimento do seu bebê
de 3 a 6 meses de idade:


Fantoches

À medida que a visão do bebê melhora, ele consegue ver objectos de forma mais clara a maiores distâncias. Para trabalhar a sua focalização e capacidades de acompanhar objetos móveis com os olhos, tenha à mão um fantoche na hora da papinha, de trocar a fralda ou de brincar.

Materiais:
-fantoche

Objetivos:
Desenvolvimento linguístico
Interação social
Acuidade visual

1. Coloque o bebê no seu colo, no muda-fraldas ou na sua cadeirinha de descanso.
2. Faça deslizar um dos fantoches na sua mão, e entretenha o bebê com canções, rimas, ou simples conversa. Coloque o segundo fantoche na sua outra mão para fazer um teatrinho com dois fantoches.

Agarrar e Largar Objectos *
Voltar ao topo

Durante vários meses depois do bebé nascer, ele tem o reflexo de agarrar objectos na palma da mão, mas tem dificuldade em soltá-los. Esta é uma brincadeira que ajuda o bebé a ganhar completo controlo das suas mãos e do seu reflexo de agarrar.


Materiais:
Brinquedos de tamanho médio que o bebê consiga segurar(bolas macias,cubos,argolas,chocalho.
Mesa ou cadeira da papa

Objetivos:
Desenvolvimento motor fino
Controlo muscular fino

1. Reúna vários brinquedos que caibam na palma da mão do bebê.
2. Sente o bebê no seu colo, à mesa, ou sente-o na cadeirinha da papa.
3. Coloque um brinquedo perto do bebê de forma a que ele tenha de se esticar apenas um bocadinho para o alcançar.
4. Incentive-o a pegar no brinquedo.
5. Quando o bebê segurar no brinquedo, e depois de brincar um bocadinho com ele, abra gentilmente os dedos da mão do bebê e retire o brinquedo.
6. Coloque o brinquedo na mesa.
7. Quando as mãos do bebê estiverem livres, cante esta lenga-lenga enquanto abre, fecha e bate palminhas com as mãos do bebê

Abre, Fecha
Abre, fecha, abre, fecha,
Bate palminhas!
Abre, fecha, abre, fecha,
Põe as mãozinhas no colinho!

Desfrute destas atividades com o seu bebê de 6 a 9 meses de idade:

Tocar, Cheirar e Saborear
O ambiente em redor do bebé oferece muitos estímulos aos seus cinco sentidos. Proporcione-lhe uma rica variedade de coisas interessantes para explorar, e o bebé irá divertir-se ao máximo com as suas próprias mãos e a boca.


Materiais:
Variedade de comida preferida do bebé
Cadeira da papa
Protecção plástica para o chão

Objetivos:
Consciência do ambiente em volta
Desenvolviemnto motor fino
Sensações táteis e gustativas

1. Prepare várias comidas interessantes para o bebé tocar, saborear e cheirar — em pequenas quantidades — como gelatina com sabor a fruta, iogurte, banana, papas de aveia, espaguete.
2. Coloque uma protecção plástica no chão da cozinha, e coloque a cadeira da papa sobre a protecção.
3. Sente o bebê na cadeira e coloque uma comidinha no tabuleiro
4. Deixe o bebê brincar com a comida por alguns minutos, explorando-a com as mãos e a boca.
5. Retire a comida e ofereça-lhe uma segunda comida para explorar.
6. Repare na expressão do bebê ao examinar cada nova comidinha. Lembre-se de nomear e descrever cada comida que põe à frente do bebê.

Os Sinos Tocam!
o bebê tem de procurar os sinos escondidos. Não é muito difícil - o que a criança tem de fazer é ouvir os sinos a tocar, para tentar descobrir onde estão escondidos.

Materiais:
sininho ou guizos
Vários locais secretos, como brinquedos suaves e cobertores
Objetivos
Causa e efeito
Desenvolvimento cognitivo
Capacidades auditivas

1. Encontre um brinquedo com um sino, ou faça uma pulseira com sininhos (certifique-se de que os sinos não são demasiado pequenos, senão o bebê pode engasgar-se se os puser na boca).
2. Sente o bebê no chão e rodeie-o de vários esconderijos possíveis, como por baixo de brinquedos macios ou cobertores.
3. Segure os sinos para o bebê os ver, e abane-os para ele os ouvir.
4. Sem o bebé ver, esconda os sinos por debaixo ou dentro de um dos locais secretos.
5. Pergunte ao bebê: "Onde estão os sininhos?"
6. Um a um, levante os objectos escondidos e agite-os. Quando levantar o objecto que esconde o sino, abane-o, mas não deixe o bebê ver os sininhos.
7. Repare na expressão do bebê a mudar quando ouve sinos!
8. Revele os sinos e diga: "Aqui estão os sininhos!"
9. Brinquem outra vez, variando os esconderijos.

No Zoológico
Quando a criança começa a falar, adora fazer sons. Por isso, faça uma visita imaginária ao zoológico para a criança aprender sobre os animais, enriquecendo assim as capacidades auditivas e linguísticas do bebé.

Materiais:
bichinhos ou imagens grandes de animais
Cadeirinha da criança
A sua voz

Objetivos:
Reconhecimento auditivo
Capacidades de classificação
Desenvolvimento linguístico
Interação social

1. Reúna uma variedade de bichinhos ou imagens grandes de animais.
2. Sente o bebê na cadeirinha e sente-se em frente à criança.
3. Segure um animal ou imagem perto do seu rosto, de forma a que o bebê consiga ver a sua boca, e depois faça o som do animal.
4. Dê ao bebê uma oportunidade para imitar o som, e depois repita-o.
5. Segure o próximo animal ou imagem e faça o som correspondente.
6. Repita o mesmo para todos os animais ou imagens.
7. Segure novamente os animais ou as imagens, desta vez parando um momento antes de fazer o som do animal, para que o bebé tente antecipá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário