segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Desenvolvimento Infantil

Idade Desenvolvimento motor

1 mês

-O bebê ainda costuma estar curvado, com as pernas encolhidas e as mãos fechadas, em posição fetal, mas aos poucos começa a querer esticar-se pois as articulações ficam mais flexíveis;
-Pode tentar levantar a cabeça quando está de bruços, mas esta cai(estes movimentos contribuem para o fortalecimento dos músculos do pescoço, peito e coluna);
-Põe a língua de fora quando vê alguém fazer o mesmo;
-Quando está desperto, tenta dar murros no ar ou mexe as pernas com força, quando esta agitado, a chorar ou como resposta a estímulos (são movimentos aleatórios e descontrolados mas contribuem para o fortalecimento dos seus músculos)

2 meses

-O bebê começa a esticar-se e a deixar a posição fetal, pois os joelhos e quadris já estão mais fortes e não se fletem tanto;
- Os dedos que costumavam estar apertados, começam a esticar-se, prontos para agarrar a mão da mãe ou de quem lhe seja próximo;
- Faz mais tentativas para levantar a cabeça e pode conseguir levantá-la no ângulo de 45 graus durante um segundo ou dois, quando deitado de bruços;
-Vira a cabeça de um lado para o outro;
-Sorri pela primeira vez;
-Perde alguns reflexos de recém-nascido;
-Faz movimentos mais suaves, de que é exemplo os pontapés irregulares do início passarem a assemelhar-se com um “pedalar”;
-Abre e fecha a boca, imitando-a

3 meses

-Quando está deitado de costas, o bebê pode levantar a cabeça e erguer-la durante vários segundos, uma vez que os músculos do pescoço estão mais fortes;
-Quando se puxa o bebê pelas mãos para sentá-lo, a sua cabeça já não vai pender para trás mas será levantada, à medida que o corpo é puxado para cima;
-Pode aguentar-se levemente nos braços de bruços, tentando fazer mini-flexões;
-Começa a reparar nas mãos e examina muitas vezes os seus dedos;
-Consegue abrir e fechar as mãos e brincar com os dedos, metê-los na boca
-Agarra um brinquedo com a mão;
-Bate nos brinquedos;
-Estica-se e apanha objetos

4 meses

-Durante este mês, deitado de barriga para baixo, o bebé já se tornará capaz de levantar facilmente a cabeça e o tronco, apoiando-se nas mãos e braços;
-A sua capacidade, força e confiança aumentam, pelo que é este o começo de uma aprendizagem que nos próximos três meses o vai levar a rebolar;
-Vira a cabeça, que já levanta facilmente, para ver o que quer;
-O controle das mãos torna-se muito mais apurado, explorando partes da própria cara como nariz e boca, e agarrando novos objectos

5 meses

-O controle muscular e a compressão do que o corpo pode fazer melhora nesta idade, pelo que os movimentos do bebê passam a ser mais deliberados;
-Consegue segurar bem a cabeça na vertical e mantê-la alinhada com o corpo, sem a deixar cair para trás;
-Gosta de dar pontapés em tudo o que puder, e de empurrar qualquer coisa com os pés e mãos – ao fazer isto ajudará a fortalecer os músculos para gatinhar;
-Pode tentar aguentar o peso nas pernas quando seguro na vertical, saltitando para cima e para baixo, mas não consegue estar nesta posição ereta muito tempo;
-Agarra nos dedos dos pés e mete-os na boca;
-Começa a rodar da frente para trás;
-Vira a cabeça se não quer comer;
-Procura os brinquedos que quer;
-Levanta os braços para que lhe pegue ao colo

6 meses

-Durante este mês ou no seguinte, o bebê aprende a sentar-se sem encosto, apesar de, durante algum tempo, a maioria das crianças precisar de algum apoio;
-Já consegue virar-se da frente para trás quando está deitado, devido à melhoria no controle dos movimentos dos membros.
- A coordenação mão-olho aumenta, graças à melhoria da visão, pelo que o bebê já consegue apanhar deliberadamente um objeto e levá-lo diretamente para onde deseja, geralmente a boca.
-Os objetos pequenos já podem ser apanhados pela criança, com a mão fechada;
-Passa os objetos de uma mão para a outra enquanto decide o que fazer com eles e, quando os deixa cair acidentalmente, consegue baixar-se para apanhá-los se os vir


7 meses

-Os músculos, o controle e o equilíbrio estão mais desenvolvidos;
-O bebê já consegue sentar-se sozinho, nem que seja durante poucos meses, devido a todo o torcer, rodopiar, pontapear e esticar que praticou durante os últimos meses;
-As capacidades de rodar o corpo e se esticar para apanhar o que quer estão ainda mais desenvolvidas;
-A força continua a desenvolver-se e a sua firmeza em segurar objetos e os manusear aumenta também (além de segurar os objetos, é capaz de rodá-los, trocá-los de mão, colocá-los na boca e bater objetos um no outro);
-Com o contínuo desenvolvimento da coordenação mão-olho, o bebê pode já agarrar numa colher e pô-la na boca e, se lhe der um copo com duas asas para beber, ele poderá começar a aprender a beber sozinho;
-Já é capaz de segurar comida com as mãos (como um pedaço de pão, por exemplo) e empurrá-la para a boca com a palma da mão;
-O bebê gosta de fletir os músculos e alguns bebês podem já tentar levantar-se apoiados num móvel ou nas mãos dos pais, sendo este um bom treino para as próximas etapas – gatinhar, estar de pé e andar.


8 meses

-A capacidade se voltar está muito mais facilitada para o bebé – vira-se de costas e de barriga com muito mais à-vontade;
-Ainda não se consegue virar de lado ou girar na cintura;
-O bebê já se pode sentar por períodos longos de tempo e sentar-se sem cair;
-Por vezes, pode cair quando tenta apanhar um objeto, o que é normal;
-A partir deste mês, é comum que os bebês comecem a querer deslocar-se; assim, quando começam a gatinhar, os bebês são já suficientemente fortes para se porem de gato e descobrirem que empurrando para a frente com os joelhos se movem;
-O bebê pode tentar fazer as primeiras tentativas para se pôr de pé, agarrado ao berço ou ao corrimão; no entanto, ainda não deve ter desenvolvido o equilíbrio e a coordenação necessárias para manter-se de pé, pelo que poderá dar pequenas quedas;
-Já conseguirá pegar em objetos usando os dedos e não apenas a palma da mão;
-Já tem mais força e controlo na mão, pelo que conseguirá rasgar papel e adorará mexer em tudo o que vir


9 meses

-Durante este mês, os tombos ocasionais que ocorriam quando o bebê se inclinava para apanhar algo cessam, conseguindo estar mais tempo sentado;
-Neste mês, é normal que já gatinhe ou pelo menos se arraste, deslocando-se autonomamente;
-Os movimentos das mãos dos bebês estão mais controlados e ágeis, pois passam menos tempo a colocar coisas na boca e mais tempo a explorar as potencialidades dos seus movimentos manuais;
-Podem conseguir virar páginas de um livro sozinhos, apesar de virarem muitas simultanemante, e guiar a comida para a boca com as mãos;
-Se consegue uma vez, o bebê gosta de praticar erguer-se,, usando uma pessoa ou um móvel como apoio; inicialmente, segura-se bem com as duas mãos até se sentir confiante em apoiar o peso todo nos pés
-O bebê pode começar a APONTAR, o que é uma etapa importante, pois controlar o movimento do indicador é o primeiro passo para dominar o agarrar em pinça – poder juntar o polegar e o indicador para pegar em pequenos objetos


10 meses

-Se o bebê engatinha bem, tenta manobras mais desafiantes, como subir e descer degraus; apesar desta atividade ser benéfica pois ajuda-o a aprender a altura e a profundidade, por razões de segurança é melhor que não o faça sozinho;
-Os bebês mais ativos tentam dar passos agarrados a móveis; se o bebê estiver mais confiante, pode inclusive atravessar uma sala usando móveis para se equilibrar;
-Nesta altura, o bebê já domina bem o agarrar de pinça e consegue segurar coisas entre o polegar e o indicador;
-Consegue alimentar-se sozinho com muita mais facilidade;
-A sua maior destreza manual permite que pegue naquilo que quiser, o que significa que começa a usar os brinquedos, como formas para por dentro de caixas, devidamente;
-Com alguma dificuldade, o beb~e pode já começar a conseguir fazer mover uma bola


11 meses

-O equilíbrio do bebê melhorou muito, pelo que já consegue inclinar-se para os lados sem tombar e rodar para alcançar algo atrás dele, permitindo-lhe chegar às coisas sozinho;
-Os bebês que começaram a engatinhar cedo devem passar mais tempo em pé com confiança, podendo até experimentar largar o apoio e ficar em pé alguns segundos;
-O excelente controle das mãos que o bebê adquire permite-lhe já que vire as páginas de um livro uma a uma, empurrar uma bola em alguma direcção específica se for encorajado, dar algum objeto que lhe seja pedido ou largá-lo


12 meses

-Durante este mês o bebê pode tentar ficar em pé ou dar os primeiros passos sem apoio;
-Se o bebê tiver o seu equilíbrio aperfeiçoado, se desloca agarrado à mobília ou a pessoas e se se larga ocasionalmente, agarrando-se apenas a alguma coisa se cambalear, deve ser estimulado para que comece a caminhar sozinho;
-Já consegue alimentar-se sozinho de forma mais eficaz e sem dificuldade com os dedos;
-Não se consegue alimentar com tanta facilidade com uma colher pois isso envolve uma coordenação mão-olho mais desenvolvida e um bom controle muscular;
-Tenta segurar mais do que um objeto numa mão, como por exemplo dois blocos, apesar de durante algum tempo largar um ou ambos;
- Depois de ter descoberto com largar objetos de propósito, diverte-se agora a atirar objetos deliberadamente

13 meses/14 meses

-As crianças aprendem a caminhar por volta desta idade, apesar de muitas já andarem desde os 10 meses e outras não mostrarem disposição para andar antes dos 18 meses, o que também é normal;
- A cabeça das crianças é grande e pesada em comparação com o corpo, pelo que até que as pernas se fortaleçam, o equilíbrio é um pouco instável (razão pela qual muitos bebês caem nesta idade ao tentar caminhar);
-No início, a criança caminha com os pés afastados e os dedos dos pés virados para a frente, de forma a dar-lhe uma base mais larga para o seu equilíbrio;
-As capacidades motoras de precisão (movimentos mais pequenos com as mãos) também se aperfeiçoam com a prática;
-Com esta idade, a criança estende a mão, coloca-a sobre o objecto, agarra-o, muda-o de lugar e posição e deixa-o cair propositadamente;
-Os movimentos das mãos tornam-se mais sofisticados, com a criança a começar de rodar o punho de maneira a colocar o objeto no local que pretende (no entanto, este movimento ainda é um pouco acidental, uma vez que o desenvolvimento físico dos ossos que lhe permite uma maior MANIPULAÇÃO ocorre nos primeiros anos);
-O bebê deixar cair repetidamente objetos e quer agarrá-los, uma atividade que permite que se prepare para atingir a posição correcta para agarrar cada objecto;
- Estende também os braços na direcção daquilo que pretende, para transmitir aos outros aquilo que quer

15 meses/ 16 meses

-Se o bebê já começou a andar, é provável que tenha mais firmeza nos pés e comece a percorrer distâncias maiores (mas devagar);
- Vai servir-se dos braços para obter equilíbrio, segurando-se de vez em quando a pessoas ou a móveis;
-Quando andar sozinho, o beb~e vai manter os braços afastados de cada lado do corpo para ajudá-lo a equilibrar-se, sentando-se se sentir que está a perder o equilíbrio em vez de cair para a frente;
- A criança utiliza as mãos de forma igual, não mostrando ainda preferência pelo uso da mão direita ou esquerda em atividades como comer, beber ou brincar;
-As capacidades motoras de precisão desenvolvem-se em conjunto com a coordenação manual e visual;
-No início, as crianças têm tendência para apontar com o dedo, com a mão e com o braço todo, mas com o tempo usam apenas o dedo para comunicarem o que desejam.

17 meses/ 18 meses

-A esta altura, geralmente o bebê já consegue andar e tem os braços livres, pelo que já consegue apanhar e transportar um objeto enquanto caminha, o que requer as duas mãos e uma necessidade acrescida de se equilibrar bem;
-Chega aos objectos que antes não conseguia;
-Vai gostar de brincadeiras ao ar livre, nomeadamente em escorredor, balanço, que estimulam a sua coordenação manual e visual e ainda fornecem exercício e muita diversão.
-Nos primeiros jogos com bola, a criança tem muito pouca coordenação manual e visual, capacidades necessárias para que consiga apanhar e atirar a bola, pelo que não terá muito sucesso nesta atividade

19 meses/ 20 meses

-O bebê já é capaz de andar mais depressa ou até mesmo correr um pouco sem tropeçar, apesar de as crianças nesta idade variarem muito naquilo que conseguem e querem atingir;
-Os grandes grupos musculares das pernas estão mais fortes, pelo que a criança tem mais controle sobre parar e arrancar e, se se correr atrás dela devagar ou ela estiver excitada, acelera;
-Os movimentos são mais controlados e podem já incluir passos para trás e para os lados;
-Graças ao melhor equilíbrio e força nas pernas, a criança já é capaz de executar o movimento de chutar (embora com pouca precisão ainda), ao contrário do que acontecia antes, em que ficar numa só perna durante momentos era destabilizador;
-Uma vez que as capacidades motoras de precisão da criança estão a melhorar, já é capaz de agarrar um objeto pequeno recorrendo ao polegar e ao indicador, tornando possíveis movimentos mais curtos como abrir um grande fecho éclair (por se tratar de uma acção que ainda exige bastante esforço e concentração, algumas crianças não a conseguem fazer sozinhas);
-Beber sozinha por um copo é outra capacidade que a criança começa a ter, uma vez que a precisão está sempre a ser aperfeiçoada

21 meses/ 22 meses

-Nesta idade, as capacidades adquiridas de andar, correr e arrancar são movimentos normalmente bem coordenados e um estímulo para o desenvolvimento da criança;
-Ela vai tentar subir e descer dos sofás e das cadeiras (dependendo do seu espírito de aventura e personalidade);
-Caminhar e transportar objetos é já um ato rotineiro para as crianças desta idade, que podem até levar uma coisa em cada mão;
-As capacidades de motricidade fina encontram-se mais desenvolvidas, o que significa que a criança é capaz de usar as mãos com mais eficácia e pegar em objetos com mais eficiência;
-Pode desempenhar tarefas com calçar ou apertar as fivelas dos sapatos


23 meses/ 24 meses

-A criança consegue subir e trepar perfeitamente para cima de pequenos móveis ou estruturas do parque infantil;
-A atividade de chutar uma bola já está mais aperfeiçoada, devido ao contínuo fortalecimento e coordenação dos músculos;
-As crianças ainda não conseguem pular;
-Conseguem apanhar objetos e voltar à posição ereta com desenvoltura, devido à força e flexibilidade crescentes nas suas articulações das quadris e dos joelhos;
-A corrida da criança é ainda um pouco rígida e a criança poderá ainda não ter força e coordenação suficientes para correr ao contornar os cantos e as esquinas.

25 meses/26 meses

-Embora ainda não consiga saltar nem pular de um modo contínuo, ocasionalmente a criança pode juntar um pulo ou salto ocasional na sua corrida ou marcha

27 meses/ 28 meses

-A criança torna-se capaz de comer com uma colher, manusear utensílios (como brinquedos), bater com uma baqueta num tambor ou usar um lápis, pois as cartilagens da sua mão começam a ossificar.
-Consegue pegar delicadamente em algo bastante pequeno com o indicador e polegar;
-Já consegue equilibrar e empilhar tantos blocos quantos quiser, até deitar a torre abaixo ou e ela cair, uma vez que a capacidade de pegar num objeto com as mãos evoluiu imenso e permite que a criança saiba onde colocar o bloco para que este se mantenha equilibrado;

29 meses/ 30 meses

- A criança continua a aperfeiçoar as suas competências motoras, como precisão, equilíbrio, motricidade fina e motricidade grossa

31 meses/32 meses

-As crianças usam as mãos para uma variedade de coisas diferentes, desde virar com cuidado a página de um livro até segurar um lápis ou abrir um frasco, pois as suas capacidades motoras finas estão ainda mais aperfeiçoadas;
- Se estimuladas e incentivadas, podem começar a desabotoar botões e, se a roupa for simples de tirar, também conseguirão despir-se sozinhas

33 meses/ 34 meses

-A criança já deve conseguir subir e descer escadas com segurança (apesar de nunca o dever fazer sozinha);
-Já consegue saltar com os dois pés, embora ainda deva ter m pé bastante raso, sendo que será também capaz de ficar ponta pés quando quer alcançar alguma coisa;
-Andar de pés descalçou ou colocar-se em ponta de pés permite que a criança aumente a sua flexibilidade e equilíbrio;
-A criança estará também mais competente a lavar e secar as próprias mãos;
-Comer com colher e garfo, que são competências motoras finas, também melhora


35 meses/ 36 meses

-Com três anos, a criança é já fisicamente eficiente nas capacidades motoras de correr, andar e subir; se não for, provavelmente precisa de mais treino nas áreas motoras

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